O Sistema Captador de Fagulhas foi desenvolvido para impedir que as fagulhas geradas na fornalha cheguem á parte interna do secador. Ele é composto pela junção dos módulos: sistema inferior de direcionamento e captação de ar externo; sistema intermediário de ciclone e captaçaõ de fagulhas existentes no ar de secagem e sistema superior de direcionamento de ar ao secador. Todo o conjunto é soldado e vedado, para impossibilitar o escape de ar quente de secagem e pode ser adaptado a qualquer tipo de secador. 
A circulação do ar se dá em forma de caracol. O ar é direcionado no seu sentido de entrada, sendo rotacionado tanto no sentido horário quanto anti-horário, trabalhando junto à inércia, deslocando as partículas mais pesadas para a extremidade do conjunto e capatando todas as fagulhas geradas. Seu acabamento é projetado para ambientes internos.
 
A montagem é simples, sem necessidade de uso de guindaste, pois seus elementos são modulados. O equipamento possui bujões móveis, fixados na parte externa, para captação de cinzas retiradas pelo ciclone.